terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Muito e Pouco.

A nossa capacidade de avaliar quantidades é muito limitada e posso até afirmar sem medo de errar, que para sabermos exatamente a diferença entre muito e pouco é antes necessário analisarmos o contexto ao qual tal aplicação se refere.
Para quem está submerso em águas profundas, preso aos pés pelos destroços do carro no qual acidentou-se, doze segundos são uma eternidade, até porque quando conseguir soltas os grilhões ainda precisará vencer as águas para chegar à tona.
Para esta mesma pessoa, no entanto, doze horas da balada onde foram perdidas preciosas horas de sono, horas estas que o fizeram cochilar ao volante e perder a direção do veículo, motivo pelo qual foi lançado ao mar. Foram pouco, muito pouco. Elas precisavam estender-se por mais doze pelo menos.
Ser apontado pelo patrão como o responsável pela falência da empresa por doze minutos em uma reunião de gerência ou pelo rombo no financeiro é uma jornada enfadonha e sem fim. Mas ser exaltado durante doze meses como o responsável pela ressurreição da empresa e sua liberdade da mesma falência ainda é pouco já que todos estariam perdidos se não fosse a idéia salvadora que se teve.
Estar com a mulher mais feia, fedorenta e indesejável para uma conversa de amizade, onde ela apenas fala de suas frustrações e o amigo ouve com paciência para depois aconselha-la é muito, mas estar com uma maravilhosa mulher por doze horas em um shopping, apenas carregando as suas compras fúteis e sendo visto por multidões como cavalheiro enquanto ela acaricia seus cabelos e com abraços carinhosos e beijinhos no rosto agradece pela atenção e delicadeza, com certeza é pouco e dará raiva de ter que terminar.
Ser servo apenas e adorar ao Senhor por tantas maravilhas derramadas sobre a vida num culto de uma hora e vinte minutos é cansativo e maçante, mas ter deste mesmo Pai uma vida inteira de proteção, atenção, cuidado e livramento é pouco, quando chegam os poucos momentos de provas.
Muito e Pouco.
Como avaliar o que é um e o que é outro?
Como ter certeza se apenas podemos saber as diferenças entre um e outro, baseados nos seus contextos?
A minha inconstância e limitação não me permitem agradecer enquanto recebo as bênçãos e ser submisso, quando atravesso pelas provas.
A Bíblia diz:
O SENHOR prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma. (Salmos 11:5).
Passar pela provação em vida é valioso para Deus, pois uma vez alcançada a vitória, o prêmio é a vida eterna e Deus em sua sabedoria nos prova constantemente para não esquecermos de nossa dependência D’Ele.
Passar por momentos de prova nos garante que somos o OURO de Deus.
O ouro para ser limpo precisa passar pelo fogo, ser derretido e depois de liberado de suas impurezas, o transformam em jóias valiosas.
O Senhor quando nos faz passar pelo fogo, não nos abandona, mas caminha conosco.
Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus. (Daniel 3:25)

O profeta Isaías declara:
Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. (Isaías 43:2).

Reflita após ler esta meditação:
1. Como tem sido o seu muito? Ele tem te
sustentado o bastante a ponto de não acabar, ou tem
terminado e te deixado com necessidade de mais, mais e
mais sempre, como ocorre com um dependente químico;
2. E o seu pouco, que padrão tem tido e até onde tem durado?
3. Você gostaria de receber mais de Deus? Mas o que você está disposto a dar?
4. Até onde vai a sua vontade de realizar-se? O que você está disposto a fazer para ter felicidade eterna?

Reflita sempre:

Não importa para Deus se você tem muito ou pouco, pois o referencial de Deus não se baseia em quantidades humanas. Com pouco Ele faz muito e com muito Ele faz mais ainda.
Veja o que Ele pôs em tuas mãos, o que Ele confiou aos seus cuidados. Seus pais idosos, seus filhos, uma empresa grande ou pequena (gerentes, administradores), seu carro ou o de outra pessoa (motoristas), a vida das pessoas (médicos, cirurgiões), uma rua para varrer (garis, agentes de limpeza) ou qualquer outra coisa. Seja qual for a quantidade de responsabilidade que te confiou, faça o melhor e então finalmente ouça:

Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. (Mateus 25:23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário