quarta-feira, 9 de março de 2011

Dízimo


Já me pergutaram várias vezes sobre qual deve ser o real valor do dízimo e a resposta eu quero aproveitar para dar neste momento.
A palavra dízimo não é uma referência apenas monetária.
Dízimo é uma fração que equivale a 10% de qualquer coisa.
Os judeus tinham o costume de trazer ofertas a Casa de Deus para que nela houvesse mantimento, pois os sacerdotes não trabalhavam em outra coisa que não fosse a dedicação exclusiva ao sacerdócio e por ordem de Deus, como vemos em Malaquias 3:10 - "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes".
O dízimo é uma referência a décima parte ou uma parcela de dez que deve ser dedicada a Deus sem pensamento de perda ou dano. Podemos dar 10% de uma produção de tortas, de uma plantação, de açucar produzido em uma fábrica ou até de um trabalho que sabemos executar.
Ana entregou no altar do Senhor o filho Samuel que Deus lhe havia dado e Deus a fez mãe outras vezes.
Não devemos esquecer que o nosso voto de entrega do dízimo ao Senhor deve seguir pelo menos três princípios:
1- Devemos dar sem que uma das mãos veja o que a outra faz - "Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita". Mateus 6:3;
2- Não devemos entregar nossa oferta se tivermos alguma mágoa contra um irmão, mas devemos antes nos consertar com o irmão depois entregá-la - Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta". Mateus 5:24;
3- Devemos entregar de coração certos de que Deus nos recompensará e não entregar para que Deus nos recompense. Lembre-se estar certo da recompensa é diferente de fazer a oferta com a intenção de receber a recompensa.
O Salmo 139 nos explica muito claramente o poder que nosso Deus tem em nos conhecer.
Leia este salmo e sinta a presença de Deus em cada minuto de sua vida.
Dependa D'Ele e seja feliz.
Graça e Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário